Transformar um piquenique numa mostra da gastronomia local, diferente para cada concelho e para cada região é um dos objetivos de um novo projeto, que resulta do empreendedorismo de duas mulheres ligadas à gastronomia.
Anuncia-se como a “primeira marca do mercado só para vender piqueniques locais” e vais mais longe ao afirmar que “a nossa finalidade é transformar um piquenique numa mostra da gastronomia local, diferente para cada concelho e para cada região”. A explicação é dada pelas fundadoras da Genial Picnic, Fátima Moura e Teresa Santos, nomes desde há vários anos associados à ao mundo da gastronomia portuguesa. Fátima Moura é gastrónoma, escritora e Investigadora da História da Alimentação. Já publicou vários livros dedicados à gastronomia e planeou vários eventos. Teresa Santos, nascida no Alentejo, tem trabalhado na promoção da gastronomia como ativo qualificador para o destino Portugal. Ganhou notoriedade como um das primeiras sommeliers de cerveja.

Apresentações feitas, as fundadoras da Genial Picnic revelam que aproveitaram o recolhimento da pandemia e as mudanças geradas para marinar este novo projeto, que aposta na divulgação da gastronomia local: “Hoje em dia, a gastronomia é considerada essencial para o conhecimento da cultura e do estilo de vida de cada povo, interessando tanto ao turismo externo como interno. Cada vez mais informados, os turistas procuram a gastronomia original da região, o local, aquilo que só ali faz sentido desfrutar, as histórias por trás de cada prato. Um piquenique é um dos veículos que pode transmitir essa cultura, sobretudo quando ligado ao turismo da Natureza.”
Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.