Gastronomia e Cultura em Oeiras: 10 locais a não perder!

A experimentar

A riqueza cultural reflete-se na diversidade de espaços dedicados a receitas de outros tempos e ao Villa Oeiras, o célebre projeto de recuperação do vinho de Carcavelos, enquanto Capital Europeia da Cultura Gastronómica 2020-2021. Conheça os monumentos e os espaços dedicados à história e siga este roteiro, a dois ou em família, pelo concelho candidato a Capital Europeia de Cultura 2027.

Adega Casal da Manteiga
carlos.santos

Inicie este roteiro na vinha, junto à Adega Casal da Manteiga (Estação Agronómica Nacional, Oeiras). A vista da vinha, em gradual ascensão, prolonga-se até ao mar, ali tão perto. É a partir das suas uvas que se produz o Villa Oeiras, o vinho de Carcavelos, no âmbito do projeto de recuperação deste generoso néctar, impulsionada pelo município de Oeiras. Segue-se a antiga adega, localizada à entrada dos jardins do Palácio do Marquês de Pombal. O enorme corredor abobadado, ladeado de barricas de madeira, onde o vinho de Carcavelos descansa, é o local eleito para uma das três provas vínicas, com a possibilidade de serem harmonizadas com queijos, pâtés e doçaria local. Reserve previamente com a Câmara Municipal de Oeiras (villaoeiras@oeiras.pt) ou através da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos (geral@confrariadovinhodecarcavelos.pt)

Palácio Marquês Pombal

Entre no Palácio do Marquês de Pombal (Largo Marquês de Pombal, 21, Oeiras). Este edifício setecentista reúne um importante acervo arquitetónico composto pelos painéis de azulejos do século XVIII, de elementos decorativos e da técnica de trompe-l’oeil. Imperdíveis são a capela da Nossa Senhora das Mercês, a Sala da Concórdia ou a Sala de Jantar. Prossiga a visita pelo relvado. Atente na construção da Cascata dos Poetas e percorra o Jardim da Fonte das Quatro Estações. Atravesse a rua, para entrar na Quinta de Cima. Outrora também pertencente a José Sebastião de Carvalho e Melo, tem a sua beleza na composição azulejar da Cascata dos Gigantes, complementada pela Casa da Pesca, entre o património edificado que se encontra em processo de requalificação.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas