Oconsumo de água é um bem vital para o corpo que não deve ser dispensado em nenhuma altura do ano. Sendo o organismo composto por 70% de água, é essencial que ser humano se mantenha hidratado para garantir o bom funcionamento de todos os órgãos. Afinal, a água ajuda a controlar a temperatura corporal, ajuda na absorção de nutrientes, melhora a circulação sanguínea, facilita a digestão e ainda mantém a pele bonita e saudável.
Porém, há quem descure o seu consume e não cumpra a meta de beber dois litros por dia, como é recomendado pelas entidades de saúde. E se é o seu caso, então, pode sempre apostar numa alimentação que tente repor estes valores.
Durante a estação quente, é ainda mais normal que a desidratação aconteça. O corpo humano perde mais água à medida que produz suor, por isso, é indispensável que se compense esta perda.
O site de bem-estar Well And Good revela alguns alimentos que devem fazer parte da sua alimentação diária. O melhor é que muitos deles já devem estar no seu frigorífico. Agora, é só mesmo garantir que os consome regularmente.
Frutas e legumes que garantem a sua hidratação
Melancia
É a mais óbvia da lista, mas não poderia deixar de estar presente. A melancia não só é composta por 98% de água, como é rica em vitamina A, C e magnésio. Junte-a aos seus pós-refeições ou aos seus lanches. Será uma excelente forma para garantir a hidratação do organismo.
Pepino
Às típicas saladas de verão junte este legume repleto de benefícios para a saúde. A par da melancia, o pepino contém 96% de água. É baixo em calorias, melhora a circulação sanguínea, ajuda no trânsito intestinal e regula o açúcar no sangue. Além disso, pode e deve aproveitar a sua casca, pois é rica em fibra.
Alface
É também rica em vitamina A e C e perfeita para fazer refeições leves e saudáveis durante a estação quente. Além dos 95% de água que tem, a alface é rica em fibra, tem baixo índice glicémico e pode ajudar a reduzir o colesterol.
Continue a ler o artigo em Saber Viver.