Tomate Coração de Boi nos Restaurantes do Douro

A experimentar

Revista de Vinhos

A V edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro foi adiada para 2022, mas a pandemia da Covid 19 não parou os horticultores da região. Em agosto, este fruto volta a estar à mesa dos restaurantes.

“O Tomate Coração de Boi do Douro merece a fama que tem vindo a conquistar. A abundância de luz e as grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes”, sustenta Celeste Pereira, líder da Greengrape | alltodouro e uma das mentoras do evento.

Ao todo, 16 restaurantes vão colocar nas suas ementas os melhores tomates desta variedade criados por agricultores do Douro.

Persistir significa também manter vivo o projeto de valorização do Tomate Coração de Boi do Douro e, desde logo, o concurso que tem vindo a promover um dos frutos de exceção da região. Lançado em 2016, o Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, mereceu, desde a primeira hora, a adesão das quintas da região e conquistou a atenção dos media e da crítica especializada. A iniciativa quer despertar o interesse dos consumidores pela viagem gastronómica ao terroir de excelência desta variedade de tomate e valorizar a tradição das hortas do Douro, motivando horticultores e produtores de vinhos a manterem vivos aqueles pequenos oásis de biodiversidade, nos quais se inclui a produção de tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local.

Em 2022, o concurso que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro voltará a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, garante a organização.

Restaurantes participantes:

Chaxoila (Vila Real)
Casa dos Ecos (Quinta do Bomfim, Pinhão)
DOC (Armamar)
Taberna do Carró (Torre de Moncorvo)
Cantina de Ventozelo (Quinta de Ventozelo, São João da Pesqueira)
Pickles – Hotel Six Senses Douro Valley (Lamego)
Bistrô Terrace – Quinta do Tedo (Armamar)
Quinta do Portal
Castas e Pratos
Cozinha da Clara – Quinta de La Rosa (Pinhão)
Cêpa Torta (Alijó)
Flor de Sal (Mirandela)
Caisdavilla (Vila Real)
Quinta da Pacheca
Toca da Raposa
Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira)

Mais informações em https://www.facebook.com/TomateDouro.

Artigo originalmente publicado em Revista de Vinhos

Últimas