Terra e mar: 12 restaurantes a não perder em Odemira

A experimentar

Os produtos e o receituário refletem as condições naturais do território, com uma costa recortada por falésias e areais, mas igualmente da ruralidade do interior, com a sazonalidade e as tradições ancestrais, a ditarem a oferta dos restaurantes do concelho de Odemira.

Do mar, os sabores do “Melhor polvo do Mundo!”, mas também do sargo, do robalo, dos percebes, das bruxas, dos ouriços, das navalheiras, das sapateiras e das lagostas, servidos como petiscos ou em pratos principais, como a feijoada de chocos e búzio ou o arroz de marisco. Do interior, os sabores intensos do porco preto, da feijoada e do cozido de grão, mas também dos enchidos, dos queijos de ovelha e de cabra, do pão, do mel, do vinho e da tradicional aguardente de medronho. Esta é identidade gastronómica de Odemira, que chega à mesa dos restaurantes, mas que também pode ser observada nas lotas dos portinhos de pesca, nos mercados e feiras que animam o concelho. Os produtos e o receituário refletem as condições naturais do território, com uma costa recortada por falésias e areais, mas igualmente da ruralidade do interior, com a sazonalidade e as tradições ancestrais, a ditarem a oferta. Siga a rota Boa Cama Boa Mesa por 12 restaurantes a não perder no concelho de Odemira e saiba mais sobre esta região com o guia Odemira – Alentejo Singular oferecido com o Expresso esta sexta-feira, dia 30 de julho.

Polvo
Luís Guerreiro

A Azenha do Mar (Azenha do Mar)
Com nova gerência, agora a cargo de Carla Dâmaso, aquele que é conhecido como o restaurante mais concorrido da costa alentejana mantém-se a “todo o gás”, atendendo por ordem de chegada e sem reservas, mas com a garantia de uma esplanada maior. Comece com uma salada de polvo e examine depois a lista de mariscos, onde cabem santola, percebes, lavagante e sapateiras. O peixe do dia, como as bicas oriundas do portinho de pesca, são sempre uma opção, bem como as propostas de tacho, com destaque para os arrozes de marisco e tamboril. Preço médio €25.
Azenha do Mar. Tel. 282947297

Craveiral Farmtable by Alexandre Silva
Martin Kaufmann

Craveiral Farmtable by Alexandre Silva (São Teotónio)
A pandemia acabou por justificar ainda mais a aposta neste projeto de chef Alexandre Silva. Desenvolveu-se o conceito de produção de hortícolas e frutos biológicos, mas também se adaptou a produção animal para que, à mesa, cheguem ingredientes frescos, sazonais e saudáveis. A ementa muda, por isso, diariamente, com a garantia do uso do forno a lenha e do fogo, uma das paixões de Alexandre Silva. Como referência, já foram servidos pratos como escabeche de cabrito marinado, arroz de peixe ou secretos de porco alentejano com açorda. Aproveite a esplanada e as saladas vegetarianas. Preço médio: €30.
Craveiral Farmhouse, EM 501, km 4, São Teotónio. Tel. 283249170

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas