Sardinhas, moelas e iscas. Petiscos para fazer em casa pelo chef Vítor Sobral (com vídeo)

A experimentar

Esta semana, o Diário de Noticias partilha não uma mas três receitas. Pratos com sardinhas, iscas e moelas para fazer em casa, da autoria do chef Vítor Sobral.

Defensor dos produtos portuguesesVítor Sobral é hoje proprietário e responsável pelas cozinhas de vários restaurantes, como a Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina, para além das três padarias, também da Esquina, em três bairros de Lisboa. E mais recentemente juntou-se ao projeto Dom Roger, restaurante na Avenida da República, em Lisboa.

Sobral também tem um restaurante no Brasil, o Tasca da Esquina, aberto em São Paulo desde 2011, e que já foi eleito o melhor restaurante português no Brasil.

O chef, de 53 anos, foi homenageado em 1999 como chef do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia, e em 2006 recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo trabalho de divulgação e promoção que fez de Portugal no mundo.

Estas são as receitas, cada uma com doses para 10 pessoas.

Sardinhas fritas (10 pax)

Ingredientes:
Sardinhas – 20 unidades
Alho laminado – 4 unidades
Louro – 1 folha
Vinagre de vinho branco – 2 dl
Vinho branco – q.b.
Azeite virgem extra – 0,5 dl
Sal Marinho tradicional – q.b.
Pimenta do reino – q.b.
Farinha de trigo – 800 gramas
Caril – 1 colher de chá
Óleo de amendoim q.b.

Confeção:

Colocam-se sem cabeça e tripas a marinar com o azeite, o vinagre, o vinho, o alho, o louro, sal e pimenta de 20 a 30 minutos.

Mistura-se a farinha de trigo e o caril, passa-se por esta mistura e fritam-se no óleo de amendoim.

Continue a ler o artigo em Diário de Notícias.

Últimas