Lutar contra o desperdício está na ordem do dia – já lhe dissemos como evitar o desperdício nas compras, na cozinha e até no lixo, demos sugestões para combater o desperdício alimentar em sua casa e ainda cinco aplicações para ajudar no processo -, mas sabia que pode estar diariamente a desperdiçar uma parte de certos legumes que podem (e devem) ser aproveitados?
Ora veja.
Da raiz até às pontas
Cenoura
É raro encontrar no supermercado cenouras ainda com a rama, por isso não é de estranhar que muita gente nunca a tenha provado. Comer este vegetal inteiro não só é uma bomba de nutrientes, como a faz poupar dinheiro. Se quer experimentar comê-lo na totalidade, procure-o em mercados em vez de no supermercado.
Sugestões de confeção: Use a rama da cenoura como usaria qualquer outra erva aromática. Experimente juntá-la a molhos verdes como pesto ou chimichurri, frite-as para um snack crocante ou acrescente a saladas.
Beterraba
Da família da acelga, é um vegetal com um elevado teor de vitaminas B1, B2, B3 e B6, e de minerais (potássio, ferro, iodo e ácido fólico). Além disso, é rica em fibra e contém açúcar, sobretudo sacarose, que lhe confere um sabor adocicado. Apresenta um teor elevado em ácido fólico e vitamina C, o que faz dela um excelente aliado em casos de anemia.
Sugestões de confeção: Asse as beterrabas no forno e faça um puré com queijo de cabra para barrar em tostas. As folhas salteadas com um pouco de azeite e alho podem ser dispostas por cima deste puré.
Continue a ler o artigo em Saber Viver.