Um projeto para criar anúncios honestos alimentação infantil, outro que olha para os quintais como “laboratório vivos” e outro que recupera a relação das pessoas com a comida são 3 dos finalistas.
Um projeto para criar anúncios honestos quanto à alimentação infantil, outro que olha para os quintais como “laboratório vivos” e outro que recupera a relação das pessoas com a comida são os três portugueses finalistas do The Healthy Food Challenge.
A iniciativa internacional de promoção de sistemas alimentares saudáveis procura ideias inovadoras para prevenir a obesidade entre as pessoas mais vulneráveis e os melhores projetos serão premiados com mais de 83 mil euros cada.
Depois de ter sido lançado em fevereiro deste ano a nível mundial, o desafio recebeu centenas de candidaturas de todo o mundo para incentivar a criação de soluções inovadoras. À fase final passaram 10 projetos, três deles portugueses: ‘Honest Ads’, ‘In My Backyard’e ‘Food from the Block’.
O ‘Honest Ads’ pretende combater a tendência que a publicidade tem de promover alimentos para crianças que nem sempre são saudáveis, com 15 vídeos ao estilo de anúncio publicitário, mas que prometem contar a verdade sobre, por exemplo, as bebidas açucaradas ou o açúcar escondido noutros alimentos, ajudando a encontrar alternativas saudáveis.
“O excesso de açúcar na dieta infantil é um problema grande. Tem melhorado, mas de qualquer modo há ainda cerca 30% de crianças com excesso de peso”, disse à agência Lusa Luis Carvalho, da unidade de prevenção do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), responsável pelo projeto ‘Honest Ads’.
Continue a ler o artigo em Observador.