Posso levar o resultado do autoteste ou tenho de o fazer no restaurante? O que muda com as novas regras

A experimentar

Depois do anúncio das novas medidas, que limita o acesso a hotéis e restaurantes apenas com certificado digital ou teste negativo, as perguntas multiplicam-se. Saiba que tipo de testes são admitidos pelo governo.

No conselho de ministros desta quinta-feira, 8 de julho, foram aprovadas novas regras que significam uma mudança significativa no acesso a restaurantes e unidades de turismo.

Assim, a partir desta sexta-feira, 9, quem visita estes espaços terá de apresentar o certificado digital COVID ou teste negativo, embora no caso da restauração a medida só se aplique nos concelhos de risco elevado e muito elevado, e a partir das 19h de sexta-feira e durante o fim de semana (e apenas para ter acesso ao interior; esplanadas estão isentas desta regra).

No entanto, existem vários tipos de testes atualmente disponíveis para a população, desde os laboratoriais aos autotestes. E todos são válidos? Sim, mas existem regras.

Os testes de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação, conhecido por PCR, através de zaragatoa, são uma das modalidades de testes admitidos pelo governo para o acesso a estes espaços, tal como escreve o “Dinheiro Vivo”.

Continue a ler o artigo em MAGG.

Últimas