Como beber tinto no verão? Posso por gelo no vinho? Um enólogo responde a tudo

A experimentar

Beber vinho no verão tem múltiplos desafios: desde os petiscos de última hora que exigem uma compra à pressa sem tempo para refrescar, aos almoços ao sol. Fomos saber quais os melhores vinhos para os sabores de verão e como servi-los.

Nem sempre temos oportunidade para ter um sommelier ao nosso lado que escolha os vinhos que vão bem com o menu de um restaurante de luxo ou um jantar de quatro momentos harmonizado com vinhos da Calçada Wines. Em alternativa, podemos munir-nos de conhecimento com um enólogo que sabe bem que vinhos devemos beber e especialmente como os beber nesta época de calor.

Um dos maiores desafios do verão é manter o vinho fresco na mesa quando fazemos uma sardinhada lá fora e ideias podem haver muitas — como colocar o vinho no congelador ou mesmo servi-lo com uns cubos de gelo —, mas nem sempre são as mais corretas. Fomos então à procura de saber os certos e os errados no que diz respeito ao vinho.

O enólogo Jorge Sousa Pinto, das Quintas de Melgaço — da qual saem vinhos como o QM Vinhas Velhas 2020 e o vinho Alvarinho QM 2020 (o único Alvarinho a conquistar a medalha de duplo ouro no SAKURA Japan Women’s Wine Awards) — explicou-nos tudo sobre como consumir vinhos no verão, seja um vinho verde Alvarinho, seja um tinto de outra casta.

Ponto por ponto, revelamos como não comprometer a qualidade do vinho e, ao mesmo tempo, garantir que está sempre fresco.

Um tinto no verão. Sim ou não?

É raro ver um copo de vinho tinto servido numa esplanada numa tarde em que os termómetros pediam uma piscina mesmo à mão. Mas mesmo no verão é possível beber um copo de vinho tinto de modo a não deixar as garrafas ganharem pó até ao inverno. Basta um truque. “Refrigerar um pouco os vinhos e utilizar uma ‘manga’ térmica, durante o seu consumo. Desta forma, atenuamos o efeito ‘calor’ transmitido pelo álcool do vinho, pela menor temperatura do serviço”, explica Jorge Sousa Pinto.

Continue a ler o artigo em MAGG.

Últimas