Snack saudável que reaproveita resíduos da produção vitivinícola premiado pela ANI e pela PortugalFoods

A experimentar

“Baguitas”, um novo snack saudável, rico em fibras e com caraterísticas organoléticas únicas, que reaproveita resíduos e subprodutos agroalimentares, como farinha de bagaço de uva, venceu a edição deste ano do Prémio ECOTROPHELIA Portugal assim como a distinção Born from Knowlegde Awards (BfK), atribuídos pela PortugalFoods e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), respetivamente. O projeto “Baguitas” irá representar Portugal no “ECOTROPHELIA Europe”, iniciativa que decorre no mês de outubro, na Alemanha.

Baguitas” são bolachas crocantes que usam como ingrediente principal uma farinha obtida do bagaço de uva das castas de Touriga Nacional e Arinto, fornecidas pela Cooperativa Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz. É, aliás, a este ingrediente inovador e com elevado valor nutricional, nomeadamente alto teor de fibra e características organoléticas únicas, que o produto deve o seu nome.

A transformação em farinha do bagaço de uva é o método mais sustentável de utilização deste subproduto alimentar que resulta da prensagem de massas vínicas utilizada pela indústria do vinho.

Continue a ler o artigo em TecnoAlimentar.

Últimas