Não há arraiais, mas há sardinhas nestes restaurantes nos bairros típicos de Lisboa

A experimentar

As restrições impedem que a festa dedicada a Santo António se faça nas ruas dos mais típicos bairros de Lisboa. Mas, mesmo sem arraiais, a sardinha está pronta a assar…

Pelo segundo ano, o cheiro a fumo misturado com o aroma das sardinhas a alourarem no carvão vai ser muito mais discreto do que a memória nos recorda. Mais ainda nos bairros típicos, onde as festas dedicadas a Santo António, duravam até ao nascer do sol. Dentro das limitações impostas pelas autoridades, a festa vai-se fazer à mesa, de forma controlada e com hora de término, às 22h30, sendo que a maior parte dos restaurantes vão ter sardinhas e caldo verde na ementa. Siga este roteiro do Boa Cama Boa Mesa e descubra sete restaurantes onde, apesar de não haver festa popular, a sardinha não vai faltar na noite de Santo António.

Páteo 13
Em pleno Bairro de Alfama, um dos locais mais concorridos da noite de Santo António, o restaurante tem, em tempos de pandemia, apenas 80 lugares, que vão ser distribuídos por ordem de chegada. Mesmo com regras adversas à celebração, o aroma da sardinha acabada de assar vai espalhar-se pelo ar do Páteo 13, e do grelhador saltam sempre cinco para atravessa, completando a dose (€7,50) a batata cozida com pele. A salada, completa, é à parte, e há ainda febras, entremeada e caldo verde sempre a sair.
Calçadinha de Santo Estêvão, 13. Lisboa. Tel. 210503434

Varina da Madragoa
Uma das mais tradicionais tabernas deste popular bairro de Lisboa estendeu-se para fora de portas e vai perfumar o ar das redondezas com o aroma da sardinha a dourar na brasa. Cada dose tem seis exemplares, mas inclui a batata cozida e a salada tradicional, com os pimentos bem assados e temperados (€12,50). O caldo verde da Varina da Madragoa, que já alcançou fama internacional e não sai da ementa ao ao longo do ano, também está disponível nestes dias de santos populares. E se alguém quiser uma sardinha numa fatia de pão, garantem, não vão deixar de a servir.
Rua das Madres, 34, Lisboa. Tel. 213965533

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas