Chef em Casa: Cataplana de peixes e mariscos por Bruno Augusto do Tivoli Carvoeiro

A experimentar

Para ler, ver e fazer em casa. Todos os dias uma nova receita no site Boa Cama Boa Mesa. Hoje, aprenda a fazer Cataplana de peixes e mariscos, com a ajuda de Bruno Augusto, o novo chef do hotel Tivoli Carvoeiro, no Algarve.

Apresentado, em março, como novo chef executivo do Tivoli Carvoeiro Algarve ResortBruno Augusto é descrito como um “defensor de uma cozinha descomplicada, baseada em produtos regionais e respeitando a sua sazonalidade de forma a garantir uma qualidade excecional”. No hotel, o restaurante The One é o espaço onde o jovem chef trabalha uma ementa que destaca os peixes e mariscos do Algarve.

É neste contexto que Bruno Augusto apresenta, aos leitores do Boa Cama Boa Mesa, a receita Cataplana de peixes e mariscos.

Chef Bruno Augusto
Filipe Farinha

RECEITA DE CATAPLANA DE PEIXES E MARISCOS

ingredientes (para quatro pessoas):
300 g de pargo legitimo; 300 g de robalo; 300 g de tamboril fresco; 100 g de mexilhão fresco; 150 g de amêijoas; 150 g de camarões; 200 g de cebola; 200 g de tomates maduros; 100 g de pimentos verdes; 100 g de pimentos vermelhos; 50 g de alho seco; 100 g de presunto em cubos; 1 folha de louro; 5 ml de azeite; 2,5 dl de vinho branco; 10 batatas pequenas; 1 ramo de coentros; sal grosso marinho; pimenta preta e 1 malagueta fresca.

Preparação/Confeção:
Cortar as cebolas, os pimentos em Juliana e os alhos em lâminas.
Na cataplana, fritar o presunto adicionar o alho, cebolas e pimentos, assim como a malagueta e o louro. Refrescar com vinho branco.
Juntar os tomates e parte coentros picados grosseiramente. Colocar os peixes sobre o preparado anterior e temperar com sal e pimenta. Tapar a cataplana e cozinhar durante 10 minutos.
Acrescentar os mariscos, as batatas previamente torneadas e cozidas e os restantes dos coentros. Tapar e cozinhar por 5 minutos mais.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas