No novo restaurante italiano de Lisboa há pizza de sardinha para os Santos Populares

A experimentar

Inspirado em Santo António – o padre franciscano nascido em Lisboa e que passou parte da vida em Pádua, Itália – o novo restaurante Veramente – Pizza & Vino lançou uma pizza de sardinha, para dar sabor aos Santos Populares.

Santo António, o “santo popular” em honra do qual os lisboetas saem à rua na noite de 12 para 13 de junho, nasceu em Lisboa em 1195 e viveu um período em Pádua, Itália, onde veio a morrer em 1231. Inspirado por este facto histórico, Igor Penna, dono e pizzaiolo responsável pela cozinha do restaurante Veramente – Pizza & Vino, em São Bento, teve a ideia de criar uma pizza especial para os Santos Populares. E ela aí está – uma piza de sardinha e pimento verde, a lembrar os fogareiros dos arraiais.

Esta criação original, de estilo napolitano, é composta por sardinha desfiada (temperada com limão), queijo mozzarella fior di latte, pimento verde, tomate cherry, ricotta e manjericão. Custa 9,50 euros e vai estar disponível na carta do restaurante entre os dias 11 e 20 de junho, para assinalar a quadra dos Santos Populares. Os mais céticos poderão torcer o nariz, mas a sardinha é desfiada no tamanho e doses certas (sem espinhas), o que dá à piza um sabor leve.

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas