Joachim Koerper: Cinquenta anos de amor à cozinha resumidos em cinco pratos para provar no Eleven

A experimentar

O chef do Eleven, Joachim Koerper, celebra meio século de cozinha e de restaurantes. O restaurante em Lisboa é o palco em que dá a conhecer à mesa a sua história num menu de cinco pratos.

Atingir o marco de cinquenta anos de carreira só se consegue, “primeiro, com amor e fazendo as coisas bem”. Joachim Koerper, chef do Eleven, restaurante com uma estrela Michelin, em Lisboa, resume desta forma o segredo para uma longa e duradoura carreira atrás dos fogões – uma máxima que poderia aplicar-se, na verdade, a qualquer outra coisa na vida. Mas, tratando-se de comida, o chef escolheu alguns dos pratos mais icónicos ao longo deste meio século a cozinhar e são eles que contam, num novo menu, a história de uma carreira recheada de memórias de viagens e de sabores.

De 1971 a 2021 muita coisa mudou. Da primeira vez que entrou na cozinha do restaurante de hotel onde começou, no Lago de Constança, fê-lo contrariado. “Fui para ali para fugir à escola. No primeiro dia quis abandonar a cozinha. Hoje fico contente por não o ter feito”, afirma. Três anos depois, foi para Berlim e foi aí  que começou a aprender tanta coisa que lhe viria a ser útil. É recordando os tempos passados nesse grande hotel da capital alemã que nos chega o primeiro prato do menu composto por cinco momentos. Um joelho de porco com lagostim – uma das primeiras receitas que aprendeu.

Últimas