WOW – World of Wine

A experimentar

O WOW – World of Wine no Porto deixa todos os amantes de vinho mesmo de boca aberta!

WOW – World of Wine é um dos mais ambiciosos projectos de vinho no Porto e estava em construção há cerca de 5 anos. A data prevista para abrir era o Verão de 2020, e em plena pandemia abriu mesmo assim!

Eu não fui logo na abertura, mas a vontade era muita por isso, 6 meses depois da inauguração, já lá estava batida.

WOW é um quarteirão cultural composto por:

6 museus:

9 restaurantes e bares

1 escola de vinho

1 espaço de exposições temporárias

1 loja só de vinhos e muitas outras lojas temáticas em cada museu

Este complexo nasceu da recuperação de vários armazéns de vinho situados em Vila Nova de Gaia, pertencentes ao grupo Fladgate Partnership . Todos estas valências estão integradas num projeto que combina a recuperação das caves e edifícios históricos, desenvolvidas à volta de uma praça central muito espaçosa.

Todas as noites, às 21h15 e 22h15, nesta praça acontece um espetáculo de vídeo mapping com os temas dos diferentes museus!

A maioria das caves, onde hoje se encontra o WOW, apresentava um estado de degradação irreparável, mas eram e são uma incrível memória da indústria mais importante desta região, tendo algumas das caves mais de 200 anos.

Do lado do Porto, quando olhamos para a encosta de Vila Nova de Gaia, este enorme complexo do WOW até passa despercebido por entre as restantes caves de Vinho do Porto.

Houve por isso um cuidado trabalho de recuperação de todos os edifícios, dar-lhes nova vida mas sem esquecer a traça original, mantendo intacto o máximo possível da estrutura original de cada cave.

Continue a ler o artigo em Entre Vinhas.

Últimas