Alternativas ao café que dão energia

A experimentar

Chás, cacau ou simplesmente água. Há bebidas estimulantes que ajudam a melhorar a concentração e são boas opções para quem não gosta do sabor amargo da bica.

Logo pela manhã ou a seguir às refeições, em casa ou na rua, com calma ou a correr, o café é uma bebida indispensável para milhões de portugueses. Há estudos recentes que indicam que três em cada quatro adultos tomam pelo menos um café por dia. Mas, nem toda a gente aprecia o sabor, e pode não ser a opção mais saudável, sobretudo se consumido em excesso. Para estes casos, há bebidas alternativas que também ajudam a despertar e a dar energia ao longo do dia. Eis algumas sugestões, fáceis de fazer em casa, para substituir o café por completo ou aqueles que anda a beber a mais.

“Há pessoas que não gostam do sabor, mas bebem porque é um estímulo, quando há alternativas igualmente estimulantes”, nota a “health coach” Ana Gomes, sugerindo cinco alternativas ao café. Uma delas é o chá de rooibos, uma planta rica em antioxidantes naturais e vitamina C e que funciona como um estímulo para o sistema nervoso central. Pode ser tomado na sua forma mais natural ou como base de muitos chás aromáticos disponíveis no mercado.

Continue a ler o artigo em Máxima.

Últimas