Ideias para cozinhar: Duas receitas fáceis e saborosas, por Joana Barrios

A experimentar

Frango assado no forno com esmagada de batata-doce e tarte aberta de fruta. Duas receitas deliciosas e práticas do programa “O da Joana”, de Joana Barrios, no 24Kitchen.

O canal 24Kitchen estreia nesta segunda, 17, O da Joana, de Joana Barrios. Neste novo programa, a apresentadora partilha receitas simples e fáceis de confecionar do seu livro homónimo, editado em outubro passado. A VISÃO Se7e publica aqui duas dessas receitas.

1. Frango assado no forno com esmagada de batata-doce

Ingredientes

1 cabeça de alho

Sumo de 1 limão

Sumo de 1 laranja

1 frango

6 colheres de sopa de azeite

1 copo de vinho branco

3 raminhos de alecrim fresco

2 nozes de manteiga

Sal q.b.

Pimenta q.b.

1 batata doce-grande

Vinagre de sidra a gosto

Azeite q.b.

Noz-moscada q.b.

Confeção

Comece por fazer a marinada para o frango. Pique cerca de 8 dentes de alho e coloque e coloque numa taça, esprema a laranja e o limão para dentro dessa taça. Adicione um fio de azeite, sal grosso e noz-moscada.

Massage o frango com a manteiga e uns pingos de vinagre e, de seguida, adicione a marinada que preparou anteriormente. Volte a adicionar mais um fio de azeite e sal grosso. Coloque raminhos de alecrim em cima e regue com um pouco de vinho branco. Deve deixar o frango a marinar o máximo de tempo possível, de preferência de um dia para o outro.

Cortar a batata-doce em 4. Temperar com cerca de 4 dentes de alho esmagados, com casca, 1 fio de azeite e sal grosso. Leve ao forno, préaquecido a 180ºC, durante 40 a 45 minutos.

Leve o frango ao forno durante 1h30 a 180º, ou a uma temperatura mais baixa (150ºC) durante 2h30, dependendo do forno de cada um.

Coloque a batata-doce assada no prato e esmague directamente com a casca, sirva o frango em cima da esmagada de batata e regue com o molho que ficou no tabuleiro. Decore com um raminho de alecrim.

Continue a ler o artigo em Visão.

Últimas