Como vai ser a embalagem do futuro?

A experimentar

Menos plástico, mais papel, reciclável, neutra em carbono e com material renovável ou reciclado. É a embalagem da Tetra Pak do futuro. Com a segurança alimentar habitual e cada vez mais eco-friendly.

Enquanto consumidores, a melhor forma que temos de mostrar respeito pelo planeta diariamente é fazendo escolhas o mais sustentáveis possível. Felizmente, esta já é uma preocupação de cada vez mais pessoas, e esta tendência eco-friendly já se faz notar no nosso estilo de vida, mas também nos produtos que encontramos nas prateleiras de supermercado. É o caso dos inúmeros produtos alimentares em embalagens da Tetra Pak. Estas embalagens são uma boa opção quando o objetivo é fazer uma escolha mais “amiga do ambiente”: são maioritariamente feitas a partir de cartão, uma matéria-prima renovável que é certificada pelo FSC® (Forest stewardship Council®). Outra grande vantagem é que também têm um papel importante na luta contra o desperdício alimentar, pois permitem uma melhor conservação dos alimentos, que não necessitam de refrigeração até serem abertos. Mas a Tetra Pak não se fica por aqui e está a trabalhar para melhorar ainda mais o perfil ambiental das suas embalagens. Explicamos-lhe tudo.

O material cartão

Do ponto de vista ambiental, o papel tem inúmeras vantagens relativamente a outros materiais de origem fóssil, pois, se bem gerido, não se esgota na natureza. Também é importante garantir que o papel utilizado provém de florestas geridas de forma responsável e devidamente certificadas. Quanto à pegada de carbono, as embalagens de cartão também têm vantagens em relação a outras soluções. Estudos demonstram que, em comparação com outras alternativas, as embalagens de cartão da Tetra Pak têm uma pegada de carbono mais baixa ao longo do seu ciclo de vida.

Em que produtos é usado o cartão?

As embalagens da Tetra Pak são utilizadas em inúmeros produtos alimentares e a probabilidade de ter algumas delas na sua despensa é grande. Se estas embalagens são tão usadas no nosso quotidiano e estão presentes na casa de milhões de pessoas, é importante que tenham o melhor perfil ambiental possível e, assim, um impacto mínimo no ambiente. A Tetra Pak está a tratar disso e não é só de agora. De olhos postos na sustentabilidade, o fabricante de embalagens atua em várias frentes, como promover a reciclagem das embalagens, reduzir as emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida e utilizar matérias-primas renováveis, geridas de forma responsável.

Continue a ler o artigo em Observador.

Últimas