Receita de Arroz-doce de cesto, por Henrique Sá Pessoa

A experimentar

Receita do livro “ComTradição”, de Henrique Sá Pessoa, editado pela Casa das Letras.

“Desde o século VI a.C. que há registo de arroz cozido em leite com açúcar. A chegada da cana-de-açúcar da Índia ao Médio Oriente, onde já se cultivava o arroz, marca a origem mais provável desta sobremesa. O arroz-doce é daquelas receitas que varia muito de país para país e até de região para região. Há quem junte mel, leite condensado, amêndoas, pistachos… É como aquele desporto de combate: vale tudo. E agora a resposta à pergunta: Porquê de cesto? Porque tradicionalmente se forrava um cesto com uma toalha branca de linho, onde se servia o arroz-doce.” Henrique Sá Pessoa

Ingredientes (para 4 pessoas)

130 g de arroz carolino

700 ml de leite meio-gordo

300 ml de natas

4 gemas

120 g de açúcar

Sal q.b.

1 raspa de limão

3 sementes cardamomo

2 paus de canela

Canela moída q.b.

Preparação

Aquecer o leite com a nata, num tacho de fundo grosso, juntamente com o cardamomo, a canela e, por último, a raspa de limão.

Juntar o arroz ainda com o líquido frio, com algumas pedras de sal, e deixar cozinhar lentamente durante 10 minutos, sempre a mexer, de modo a não pegar. Quando levantar fervura, baixar para lume brando. Quando o arroz estiver cozido, retirar os elementos sólidos do preparado, já com o lume desligado.

Continue a ler o artigo em Visão.

Últimas