As receitas da avó São servem de inspiração para Hugo Dias de Castro, chef desta casa de pasto com mesa posta na esplanada, que se prolonga até ao coreto do Jardim de Paço de Arcos.
O coreto do Jardim de Paço de Arcos é palco da cozinha do chef Hugo Dias de Castro que, a par com Annakaren, com provas dadas em mixologia, e Nuno Rebelo, amigo de longa data e grande apreciador de comida, inaugurou O Pastus, a 1 de junho de 2020. O restaurante, instalado na Avenida Marquês de Pombal e com entrada pelo referido jardim, apresenta uma cozinha focada no produto disponível no mercado local, preferencialmente da estação e de qualidade. Sem esquecer o Quim, um dos poucos pescadores local com licença para capturas e que, diariamente, leva à porta d’O Pastus as dádivas do mar.
Acresce o sabor aliado à base das receitas que Hugo Dias de Castro guarda da avó São, das raízes vimaranenses, e transpõe para a cozinha, “mas sem barreiras”, uma vez que põe em prática as técnicas apreendidas em 15 anos de vida dedicadas ao ofício de cozinheiro. “Ao contrário da cozinha portuguesa, porque se já fomos um país que descobriu o mundo, também não podemos fecharmo-nos nos nossos livros”, explica. A criatividade está bem presente em cada prato d’O Pastus e, uma vez mais, a conjugação de sabores, sem descurar os cocktails pensados e afinados ao pormenor por Annakaren.
Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.