São cinco as propostas de viagens gastronómicas que vão ser feitas durante as cinco semanas do mês de maio, conduzida por diferentes protagonistas, entre os quais Fátima Moura, André Magalhães e João Paulo Martins. A primeira é já no dia 3 de maio.
“O Gosto dos Outros” serve como “entrada” ao ciclo de conferências que vai ter lugar todas as segundas-feiras de maio, às 18h30, na ampla e luminosa sala Ribeiro da Fonte do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Com vista para o Tejo, as sessões foram pensadas e organizadas por Fortunato da Câmara, crítico gastronómico do Expresso, que será também o moderador de cada sessão. “O tema ‘viagens’ foi logo o que me veio à mente. Primeiro porque temos estado tão fechados nestes tempos, depois, porque comer é uma forma de viajar”, explica Fortunato da Câmara. “Quando pensamos num prato, e mesmo que não o tenhamos à frente, há uma sensação de evasão, que nos transporta para memórias. Assim, a ideia é que viajemos um pouco, no sentido abstrato, em cinco temas diferentes, e que possamos perceber que e como o gosto dos outros influencia o nosso próprio gosto”, refere o crítico gastronómico.
“O sabor e o gosto, uma evolução social” é o primeiro tema a abordar, já na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, a partir das 18h30. Nesta primeira conversa, o chef André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores, vai abordar o gosto, um dos sentidos essenciais que faz escolher o prato ou receita de eleição.
Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.