“O Gosto dos Outros”, um ciclo de conversas que é uma viagem pelo mundo da gastronomia

A experimentar

São cinco as propostas de viagens gastronómicas que vão ser feitas durante as cinco semanas do mês de maio, conduzida por diferentes protagonistas, entre os quais Fátima Moura, André Magalhães e João Paulo Martins. A primeira é já no dia 3 de maio.

“O Gosto dos Outros” serve como “entrada” ao ciclo de conferências que vai ter lugar todas as segundas-feiras de maio, às 18h30, na ampla e luminosa sala Ribeiro da Fonte do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Com vista para o Tejo, as sessões foram pensadas e organizadas por Fortunato da Câmara, crítico gastronómico do Expresso, que será também o moderador de cada sessão. “O tema ‘viagens’ foi logo o que me veio à mente. Primeiro porque temos estado tão fechados nestes tempos, depois, porque comer é uma forma de viajar”, explica Fortunato da Câmara. “Quando pensamos num prato, e mesmo que não o tenhamos à frente, há uma sensação de evasão, que nos transporta para memórias. Assim, a ideia é que viajemos um pouco, no sentido abstrato, em cinco temas diferentes, e que possamos perceber que e como o gosto dos outros influencia o nosso próprio gosto”, refere o crítico gastronómico.

“O sabor e o gosto, uma evolução social” é o primeiro tema a abordar, já na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, a partir das 18h30. Nesta primeira conversa, o chef André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores, vai abordar o gosto, um dos sentidos essenciais que faz escolher o prato ou receita de eleição.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas