Doce de cereja rápido e fácil

A experimentar

O artigo foi originalmente publicado em Lume Brando

Ora bem, antes que me acusem de escrever títulos enganosos, convém esclarecer que o adjetivo “rápido” remete apenas para as fases após o descaroçamento das cerejas. As cerejas são maravilhosas [são mesmo um dos meus frutos favoritos], mas caso queiramos cozinhar com elas dão um pouco de trabalho.

Afinal, já diz o ditado que não há bela sem senão. No caso das cerejas até há dois senãos.

O MEU TRUQUE PARA DESCAROÇAR CEREJAS SEM SUJAR A COZINHA

Sei que há quem faça tartes e bolos com cerejas sem as descaroçar, mas eu não consigo. Prefiro perder algum tempo com essa tarefa, do que depois andar a cuspir caroços e pôr em causa a experiência da degustação.

Assim, recomendo que tenham um bom descaroçador [eu uso o quebra-nozes da Tupperware, que tem essa função e fico sempre satisfeita com o resultado].

Depois, ponham a rodar a vossa música favorita, sentem-se confortavelmente à mesa da cozinha, ou fiquem em pé se forem baixos como eu, e [muito importante!] descarocem as cerejas dentro de uma bacia grande e alta. Isto porque o segundo senão de cozinhar com cerejas e ter de descaroçá-las é que elas espirram muito sumo, que deixa nódoas difíceis.

Mas se tiverem uma bacia grande e alta e manusearem o descaroçador e as cerejas lá dentro, vão ver que a cozinha e a vossa roupa continuará impecável no fim desta missão.

CEREJAS: IMPOSSÍVEL COMER UMA SÓ

No princípio de junho, fomos presenteados cá em casa com vários quilos de cerejas. Eram deliciosas e comemos a maior parte ao natural, mas a quantidade exigia que lhes desse outro uso. Resolvi transformar algumas em doce.

Aqui está a receita, a tempo de poderem aproveitar as últimas cerejas deste ano! Para além de ser muito bom barrado simplesmente em pão e tostas, também fica ótimo num cheesecake, ou servido com iogurte ou queijo – nestas fotos, aparece acompanhado de queijo fresco de cabra.

DOCE DE CEREJAS FÁCIL E RÁPIDO

INGREDIENTES

1 kg de cerejas

Sumo de 1 laranja

6 colheres de açúcar amarelo ou a gosto

MÉTODO

Lava e descaroça as cerejas.

Coloca todos os ingredientes numa panela de fundo espesso [as panelas de ferro fundido, tipo Le Creuset funcionam na perfeição].

Leva ao lume, numa temperatura média/média-alta e deixa cozinhar, mexendo, até as cerejas começarem a amolecer, aí uns 15 minutos – a ideia é manter a forma das cerejas, mas que estas fiquem macias.

Continue a ler o artigo em Lume Brando.

Últimas