Adega, restaurante, bar e galeria: bem-vindo à loucura de Howard’s Folly

A experimentar

Estremoz já fazia parte das principais rotas gastronómicas do Alentejo. Agora, os vinhos e a comida fundem-se num admirável mundo novo, onde não falta uma saudável e prazenteira loucura, no inesperado projeto Howard’s Folly, que conta com um restaurante inaugurado em 2020.

Visitar Estremoz significa, claro, provar gastronomia de primeira, algo a que a cidade já nos vem habituando em vários restaurantes, conhecer uma grande variedade de ótimas adegas, mas, agora, também inclui o ter acesso a uma oferta cultural de relevo.

Howard Bilton, consultor na área financeira do Sovereign Group e criador da fundação para as artes com o mesmo nome, dá apoio a novos talentos um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal, mas sobretudo na Ásia, onde reside. Bilton visitava Portugal com frequência em trabalho e já tinha contacto com os vinhos portugueses. Quando provou os vinhos do Esporão quis conhecer o enólogo, David Baverstock, com quem viria a criar os vinhos com a marca Howard’s Folly, começando por comprar uvas em Portalegre e produzir o vinho nas adegas da região.

Em 2018 surgiu a oportunidade de adquirir o edifício do antigo Grémio de Estremoz, situado no local onde ficava a linha férrea para Lisboa e onde outrora se chegaram a guardar cereais, um lugar idílico para instalar uma adega urbana, hoje visitável. Objeto de intervenções artísticas, como seria de esperar por parte de um art lover como o proprietário, exibe, por exemplo, um mural do português Le Funky junto à máquina de seleção de uvas. Uma das vantagens de uma adega urbana é proporcionar aos visitantes mais um ponto de interesse na cidade. Com esta localização, fazia todo o sentido abrir um restaurante e é assim que nasce The Folly como algo que tinha de acontecer naquele espaço. Dada a ligação às artes e ao mecenato por parte do proprietário, no primeiro piso do restaurante foi criada uma Galeria onde acontecem exposições temporárias.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas