PortoBay cria Academia Gastronómica e expande conceitos Bistrô e Il Basilico

A experimentar

Liderada pelo chef Benoît Sinthon, do Il Gallo d’Oro, esta formação interna junta os chefs do grupo PortoBay. Vai resultar na mudança de nome e readaptação dos menus dos restaurantes em Lisboa, Porto e Albufeira.

De um lado, os sabores da cozinha toscana, “uma das mais saudáveis e aprazíveis de Itália”, servidos no restaurante Il Basilico do Hotel Porto Mare, no Funchal. Do outro, a fusão entre o bistrô e a alta gastronomia com base nas estações e produtos locais, de que são exemplos o Avista, do Les Suites at The Cliff Bay, no Funchal, e o Bistrô4, do Hotel PortoBay Liberdade, em Lisboa. Cada um ao seu estilo, são conceitos gastronómicos “elogiados pelos hóspedes” e bem aceites pelas comunidades locais. O grupo PortoBay vai agora exportá-los para os seus restaurantes a nível nacional.

“Sentimos que era o momento de criarmos duas sub-marcas PortoBay: Bistrô e Il Basilico. Queremos manter a associação de cada estabelecimento a uma sub-marca que é efetivamente campeã dentro do grupo”, comenta ao Boa Cama Boa Mesa António Trindade, presidente e CEO do grupo PortoBay. Para isso acontecer, foi criada a Academia Gastronómica, uma formação interna com consultoria de Benoît Sinthon, o chef executivo do restaurante Il Gallo d’Oro, do hotel The Cliff Bay, distinguido com um Garfo de Prata pelo Guia Boa Cama Boa Mesa em 2020. Os diferentes chefs reuniram-se na horta do grupo, no Funchal, e nos restaurantes Avista e Il Basilico, para partilharem conhecimentos, técnicas e experiências, e criarem novos menus. Em março, serviram-se almoços exclusivos com pratos especiais assinados pelos chefs, no âmbito da iniciativa “Chefs Get Together”.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas