Caril de camarão com arroz de cardamomo. Receita do chef Vítor Sobral

A experimentar

Vítor Sobral é um dos chefs portugueses com maior reconhecimento quer em Portugal quer no estrangeiro. Defensor dos produtos portugueses é hoje proprietário e responsável pelas cozinhas de vários restaurantes, como a Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e o Talho da Esquina, para além das três padarias, também da Esquina, em três bairros de Lisboa.

Além do seu restaurante no Brasil. O Tasca da Esquina, aberto em São Paulo desde 2011, já foi eleito o melhor restaurante português no Brasil.

O chef, de 53 anos, foi homenageado em 1999 como chef do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia, e em 2006, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo trabalho de divulgação e promoção que fez de Portugal no mundo.

E, esta semana, para os leitores do Diário de Notícias, Vítor Sobral partilha uma receita de caril de camarão com arroz de cardamomo, para cinco pessoas.

Este é o processo de preparação e os respetivos ingredientes:

Camarão:

Ingredientes:

Camarão (16/20) 1kg
Pimenta de moinho q.b.
Sal marinho tradicional 150g
Água 1 litro
Coentros q.b.
Tomate pelado sem grainha laminado 250g
Azeite virgem extra q.b.

Preparação do camarão:
Descasque o camarão e deixe-o 40 minutos em salmoura líquida. Core o camarão com azeite e reserve.

Pó de caril:

Ingredientes:

Curcuma 25gramas
Cardamomo 15g
Sementes de coentro 10g
Cominhos 5g
Noz moscada 5g
Pimenta da Jamaica 10g
Vagem de piri-piri 2 unidades

Preparação do pó de caril:
Juntar Todas as especiarias e triturar numa picadora ou com ajuda de almofariz.

Molho de caril:

Ingredientes:

Alho francês 50g
Alho laminado 25g
Maçã em cubos 250g
Tomate pelado 250g
Gengibre picado 25g
Sumo de limão 50ml
Leite de coco 80ml
Azeite virgem Extra 25ml
Caldo de galinha 500ml
Vinho branco 25ml
Sal Marinho tradicional quanto baste
Pó de caril 10g

Preparação do molho de caril:
Fazer um fundo em azeite com alho francês e alho laminado, de seguida juntar a maçã, o tomate e o gengibre, refrescar com vinho branco. Juntar o caldo de galinha e deixar ferver. De seguida baixar o lume e deixar cozinhar os ingredientes. Numa liquidificadora, juntar o pó de caril com o leite de coco, até formar uma textura homogénea. Quando os ingredientes estiverem cozinhados juntar a mistura do leite de coco e pó de caril, deixar ferver uns minutos e retificar temperos. Triturar e reservar.

Continue a ler o artigo em Diário de Notícias.

Últimas