Cozinha Km zero: um passo rumo à sustentabilidade, a partir de Guimarães

A experimentar

No berço de Portugal abre-se um novo capítulo na sustentabilidade. O premiado restaurante A Cozinha por António Loureiro volta a comprometer-se com o equilíbrio do planeta, desta vez numa aposta forte nos produtos – e produtores – hiperlocais.

Ainda só era um projeto e já tinha a sustentabilidade no ADN. Agora, A Cozinha por António Loureiro dá mais um passo verde em direção ao hiperlocal, criando pratos com ingredientes que não saem do perímetro de Guimarães.

É uma cozinha voltada para o Mundo e para o melhor que se faz lá fora e cá dentro. Desde o berço – há quatro anos – que esta Cozinha apostou na sustentabilidade, comprometida em reduzir ao máximo o desperdício, apostar em produtos locais ou aproveitar os frutos da sua própria horta. Em ano de pandemia, em que todos nos virámos para o que estava mais próximo, o mesmo fez António Loureiro e a sua equipa que aproveitaram o tempo disponível devido à paragem do restaurante – Garfo de Ouro para o guia Boa Cama Boa Mesa e com uma estrela Michelin – para refletir sobre a proximidade. O exercício dá agora origem a mais um capítulo no livro verde do espaço vimaranense, o Km zero.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas