https://cdnimages01.azureedge.net/renascenca/projeto-floreo-um-autocarro-sustentavel-foto-dr5305a143_base.png

Uma cozinha, uma horta e um mercado, tudo sobre rodas. UMinho vence prémio

A experimentar

https://cdnimages01.azureedge.net/renascenca/projeto-floreo-um-autocarro-sustentavel-foto-dr5305a143_base.png

O projeto é de um grupo de alunos da Universidade do Minho. Venceu o prémio nacional de inovação EDP Groundbreaking da Junior Achievement e, segundo os estudantes, tem pernas para andar.

Cinco estudantes da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UMinho) venceram um prémio nacional de inovação com um projeto de sustentabilidade alimentar que junta cozinha, horta e mercado num mesmo espaço. Trata-se de um veículo, idealizado por jovens, que visa dar mais visibilidade a produtores locais.

A ideia consiste num food truck (autocarro) com o piso superior para uma horta hidropónica (cultivo sem solo) e o piso inferior para uma cozinha/restaurante e uma banca de frutas e legumes.

O projeto associa também uma plataforma “online” que permite ao cidadão poder comprar produtos frescos a produtores locais parceiros e ainda obter ofertas ou informações, como ver a pegada ecológica dos produtos comercializados.

“Acreditamos numa rede comunitária de alimentação sustentável e no potencial deste projeto no mercado, que sendo itinerante permite chegar a todo o lado”, afirma Sofia Mota, uma das alunas que participou no projeto Floreo, que conquistou o Prémio EDP Groundbreaking.

O trabalho envolve André Machado, Catarina Alves e Sofia Mota, do mestrado em Negócios Internacionais e Pedro Santos e Sofia Cortinhas, do mestrado em Economia Industrial e da Empresa.

Continue a ler este artigo em Rádio Renascença.

Últimas