De todas as vezes que vamos ao supermercado ou preparamos uma refeição, o desperdício que geramos é muito superior ao que se possa imaginar. Isto acontece com a maioria das pessoas, que inconscientemente acabam por desperdiçar mais alimentos do que pensam. Basta que façam compras desajustadas às necessidades, não olhem para os prazos de validade ou cozinhem sem prestar atenção às quantidades e já estão a contribuir para os números preocupantes que nos dizem que cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. Verdade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos próprios para consumo (repetimos: 1,3 mil milhões de toneladas) acabam por ir para o lixo todos os anos. E isto acontece num mundo onde um sexto da população mundial passa fome e em que o desperdício alimentar contribui negativamente para o ambiente.

Não sabe o que fazer com as sobras que tem no frigorífico?

Mudar este paradigma não tem de ser difícil e todos podemos contribuir para um ambiente mais sustentável, a começar nas nossas cozinhas. Esse tem sido precisamente um dos campos de ação da IKEA, que em abril de 2018 implementou um sistema de medição do desperdício alimentar, através de balanças inteligentes e da adoção de novas formas de trabalhar. Com esta estratégia, até agosto de 2020 foi possível atingir o objetivo proposto de evitar cerca de 40% do desperdício (o equivalente a 213 mil refeições) e conseguir uma poupança de 666 toneladas de dióxido de carbono. Até ao final de 2021, o objetivo é reduzir em 50% o total do desperdício alimentar.

Em breve, a IKEA irá começar a trabalhar na segunda fase do programa, inserido na estratégia de sustentabilidade da marca, promovendo esta consciencialização junto dos clientes que visitam os restaurantes da cadeia sueca.

4 (simples) dicas que farão toda a diferença

1 – Os básicos sempre à mão

Tenha sempre na despensa ingredientes básicos prontos a cozinhar, como arroz, feijão, massa, couscous, quinoa ou lentilhas. São excelentes bases para adicionar a qualquer sobra do dia anterior, contribuindo para saladas, salteados ou gratinados saborosos e nutritivos. Os frascos da gama KORKEN são a solução ideal para os armazenar, pois o vidro permite ver o conteúdo, além de que as tampas são herméticas, o que ajuda a conservar os alimentos muito mais tempo.