Comidas locais e sazonais: EUFIC lança pela primeira vez na Europa mapa interativo de frutas e legumes

A experimentar

Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC) lançou o primeiro mapa interativo da sazonalidade de frutas e vegetais em toda a Europa. 

No contexto do Ano Internacional das Frutas e Legumes em 2021, proclamado pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), o novo mapa fornece informações precisas e baseadas na ciência para orientar consumidores para escolhas mais saudáveis e sustentáveis.

O mapa combina dados de fontes nacionais oficiais e apresenta mais de 200 frutas e legumes sazonais, cobre 24 países e inclui as seis regiões climáticas europeias. Lançado inicialmente em inglês, estará disponível também em francês, alemão, italiano e espanhol. Os utilizadores podem filtrar por país, estação e mês, identificando opções de alimentos sustentáveis. Graças à sua interface simples e à grande variedade de alimentos incluídos, o mapa EUFIC visa aumentar a consciencialização sobre os benefícios nutricionais e de saúde do consumo de frutas e legumes, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o desperdício de alimentos.

Continue a ler o artigo em TecnoAlimentar.

Últimas