Sogevinus anuncia quatro Vintages 2019

A experimentar

Em 2021, o grupo Sogevinus declara o lançamento de dois Vintages Single Quinta – Kopke Quinta de São Luiz e Burmester Quinta do Arnozelo 2019 – e dois Vintages Clássicos sob a chancela das Casas Cálem e Barros. Quatro Casas históricas, quatro Vintages de qualidade que chegam ao consumidor já no segundo semestre deste ano.

Em 2019, “a diversidade de solos, castas, exposições e altitudes permitiram maturações faseadas, fundamentais para a obtenção de uvas com elevada qualidade”, salienta Márcio Nóbrega, responsável de viticultura da Sogevinus Fine Wines.

Assim, face a uma vindima com uma janela de maturação mais longa, a atenção ao detalhe em cada parcela e o controlo permanente do estado de maturação das uvas foram os fatores-chave para a obtenção de mostos frescos, aromáticos, com taninos assertivos e de grande intensidade corante.

Kopke, Quinta de S. Luiz Vintage 2019

Na Quinta de S. Luiz, situada na margem esquerda do rio Douro na sub-região do Cima Corgo, a vindima de uvas para Vinho do Porto iniciou-se a 09 de Setembro com tempo seco e temperaturas moderadas, que proporcionaram maturações graduais.

As amplitudes térmicas registadas em agosto e setembro foram bastante favoráveis à maturação das uvas. A ausência de chuva acompanhada das temperaturas altas, normais na região do Douro, a par de noites frescas, contrastaram com os excessos verificados nos verões dos últimos anos.

Foi neste contexto que foram selecionadas uvas de cotas médias e baixas, de exposição norte/ noroeste, provenientes exclusivamente das parcelas plantadas entre os 110 e os 135 metros de altitude, para produzir o Vintage da Quinta de São Luiz. Do lote fazem parte a Touriga Nacional e uvas provenientes de Vinhas Velhas, com mais de 80 anos.

Foram produzidas apenas 4.153 garrafas 750ml e 231 garrafas Magnum deste Vintage, de forma a dar continuidade ao legado da mais antiga Casa de Vinho do Porto que tem como berço a histórica Quinta de São Luiz.

Burmester, Quinta do Arnozelo Vintage 2019

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas