Domingos Ambrósio: Conheça o restaurante da queijeira e pastora que quer ganhar o Hell’s Kitchen

A experimentar

Chama-se Restaurante Domingos Ambrósio e é mais do que um local para comer (para já apenas em take-away) ao incorporar uma loja de produtos endógenos e ao divulgar as tradições da capeia arraiana. No Sabugal, o espaço de Ana Sofia, que participa no Hell’s Kitchen, é também uma homenagem ao avô.

Na adolescência, a medicina nuclear era o grande sonho de Ana Sofia, nascida no Sabugal, em plena Beira Interior. Com o 12º. ano concluído rumou a Lisboa para frequentar, terminar o curso e ajudar com os conhecimentos adquiridos a diagnosticar as mais variadas doenças. Rapidamente descobriu que, mais do que no trabalho em medicina, era no Sabugal que se sentia feliz.

Quando engravidou, não teve dúvidas. Com o marido, meteu os pés ao caminho e regressou, para abrir um restaurante onde os mais genuínos sabores locais seriam servidos, e que, além de homenagear a gastronomia regional, o novo espaço seria um elogio ao avô, Domingos Ambrósio, figura de referência familiar. Em fevereiro de 2020 encontrou o local certo para a nova aventura. Decorou-o e criou uma ementa, mesmo sem experiência em cozinha, com a ajuda de um tio que a formou em quatro dias. Marcou a data de 14 de abril para abrir as portas ao público. O resto é história recente, a pandemia chegou, bem como os consequentes Estados de Emergência e confinamentos, e o restaurante lá acabou por abrir, a 25 de setembro de 2020.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas