Alentejo promove formações gratuitas online

A experimentar

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou que, entre os dias 26 de fevereiro e 31 de março, irão decorrer sessões webinar gratuitas para todos aqueles com interesse e vontade em aprender mais sobre o mundo dos vinhos.

A atual situação de confinamento impede a realização de eventos presenciais, pelo que a CVRA criou a iniciativa online para permitir aos interessados adquirir conhecimentos sobre os mais variados temas, nomeadamente, provas de vinho, enoturismo, sustentabilidade e todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

A estrear as sessões, no dia 26 de fevereiro, pelas 17h00, decorre a iniciativa “Provar como um profissional”, que tem como anfitriões Teresa Gomes, sommelier e wine educator, e Luís Pedro Amorim, diretor de Laboratório dos Vinhos do Alentejo. Nesta sessão, os participantes vão aprender como degustar um vinho e como sentir e identificar aromas.

O segundo webinar “Enoturismo: Presente e Futuro”, a decorrer no dia 5 de março, pelas 15h00, vai contar com a participação da diretora do departamento de Dinamização de Oferta e Recursos, Teresa Ferreira, da presidente da Apeno, Maria João Almeida, e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, que vão debater o panorama atual do enoturismo nacional e fornecer ferramentas necessárias para a preparação do futuro.

Segue-se o webinar “Mulheres à Volta do Vinho”, que decorre no dia 8 de março, pelas 17h00, onde as oradoras Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines, e Maria Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral, contam as suas experiências no mundo dos vinhos em primeira mão.

Já no dia 18 de março, pelas 15h00, terá lugar a sessão “Sustentabilidade: o Futuro dos Vinhos” que conta com a presença de João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), Clara Roque do Vale, produtora da Casa Clara, Helena Ferreira, diretora de produção e gestão de qualidade e segurança alimentar da Adega de Borba e Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous, para discutir a adoção de práticas transversais à sustentabilidade dos negócios, desde as vindimas até à comercialização.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas