Quatro negócios que entregam comida de conforto e cabazes biológicos

A experimentar

Porto, Famalicão, Sta Maria da Feira, S. João da Madeira e Oeiras. Quatro negócios que preparam pratos familiares e ainda cabazes para as comunidades ao seu redor.

# Badio | Porto
Comida de tasquinha à portuguesa

Dois amigos de infância, Diogo Rocha e Nuno Nogueira, abriram em outubro passado, e aproveitando a maior disponibilidade de espaços vazios no centro do Porto, o Badio – uma tasquinha onde se pode comer fast food à portuguesa – e à portuense – num ambiente confortável.

“Queríamos criar um ambiente rústico”, explica Nuno, mas à medida que foram preparando o pequeno espaço, foi ficando mais “uma tasquinha moderna”. Correu logo bem com muitos clientes locais a procurar petiscos como as pataniscas, preguinhos, ovos rotos ou a já afamada sêmea – um pão recheado com enchidos e queijo, preparado no forno.

Neste novo confinamento, não dá para ir conhecer o espaço mas os petiscos chegam a casa. Há muitas sandes no cardápio e o best seller continua a ser a sêmea. “Entregamos tudo preparado para o cliente finalizar em casa, no forno”, conta Nuno. LM

Badio (Fotografia: Rui Oliveira/GI)

# D’Avó Ivone | Famalicão
Cabazes biológicos do quintal d’avó

A fruta e os legumes da horta da avó Ivone, que sempre encheram as cozinhas dos filhos e netos, compõem agora cabazes de frescos da época, entregues ao domicílio em Famalicão e arredores. “O objetivo foi homenagear a nossa avó, que faleceu com a pandemia, e dar continuidade à horta que ela criou e a que se dedicava com tanto amor”, conta Beatriz. É ela quem gere a página de Instagram, mas toda a família contribui para a manutenção do quintal, que já cresceu nos últimos meses.

D´Avó Ivone – Beatriz (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

A perda que sofreram fez nascer um projeto que apela ao consumo consciente, seguindo as máximas “da terra para o prato” e do zero plástico. Por esta altura, os cabazes vão aconchegados de couve portuguesa, couve coração, roxa, batata doce, abóbora, espinafres, feijão a granel, kiwis… A lista de produtos é enviada por mensagem aos interessados, que podem personalizar a encomenda. A família também produz compotas caseiras, e broas de trigo ou milho artesanais, feitas com farinhas de produtores locais. AC

D’avó Ivone
instagram.com/d.avo.ivone
Entregas gratuitas em Famalicão.
Taxa de entrega de 2,5 euros (para compras inferiores a 15 euros) nas localidades próximas.
Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas