ViniPortugal aposta em ações na Ucrânia e Rússia

A experimentar

A ViniPortugal vai realizar a partir de fevereiro um conjunto de ações promocionais na Ucrânia e na Rússia com o objetivo de reforçar e consolidar a notoriedade dos vinhos de Portugal junto de profissionais e especialistas do sector. Um ciclo de seminários na Ucrânia e a organização de um jantar vínico e de uma masterclass na Rússia marcam o arranque das iniciativas do Plano de Marketing e Promoção da ViniPortugal dirigidas a estes mercados da Europa de Leste.

A Ucrânia constitui um dos novos mercados em evidência na estratégia de promoção delineada pela ViniPortugal para 2021, dando seguimento à evolução positiva e crescente que os vinhos portugueses têm vindo a ter neste mercado. Nesse sentido, a ViniPortugal vai promover em território ucraniano um ciclo de Seminário Wines of Portugal, cuja primeira sessão tem lugar em março, e que se prolongará até outubro. A primeira formação será ministrada por Artem Kuzmenchuk, um antigo jornalista de vinhos na Vinofest, autor da revista “Guide to GoodWine”, editor da secção Wine&Spirit em Revista XXL e editor da revista Wine&Spirit do PostEat, que conta ainda no seu currículo com a organização de provas para wine experts na Ucrânia, vários artigos sobre regiões vinícolas e entrevistas a várias personalidades ligadas ao mundo do vinho.

Analisando o desempenho das exportações de vinhos portugueses, entre 2015 e 2019 o mercado ucraniano apresentou um crescimento, em valor, de 410,2%. Face ao contexto pandémico de 2020, o mercado surpreendeu ao crescer face ao ano anterior: 52,2% em valor e 56,2% em volume.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas