A piza margherita de Jamie Oliver e outras duas receitas italianas fáceis de fazer

A experimentar

As receitas de uma piza de Jamie Oliver, da trilogia de bruschettas do restaurante Mano a Mano e da carbonara do Fiammetta estão todas aqui e são fáceis de fazer em casa.

Piza Margherita de Jamie Oliver

Receita (8 pessoas)

Massa
Ingredientes: 1 kg de farinha para pão, mais a necessária para polvilhar; 1 saqueta de fermento de padeiro (7 gr).

Molho
Ingredientes: 2 dentes de alho; 3 c. sopa de azeite; 2 latas de 400 gr de tomate-chucha; 1 ramo de manjericão.

Ingredientes: 4 bolas de 125gr de mozarela de búfala; queijo parmesão; azeite virgem extra.

Preparação: Numa tigela grande, colocar a farinha, o fermento e uma colher de chá de sal marinho. Abrir uma cova no centro, verter 675 ml de água morna e ir misturando de fora para dentro. Quando a massa estiver homogénea, amassá-la sobre uma superfície polvilhada com farinha durante 15 minutos e depois colocar numa tigela
untada com azeite. Cobrir com um pano de cozinha humedecido e deixar levedar durante uma hora. Para o molho, descascar os alhos, cortá-los em rodelas e colocá-los numa frigideira com azeite. Deixar alourar. Adicionar o tomate e metade das folhas de manjericão, e deixar cozinhar por cinco minutos. Provar, retificar temperos, deixar arrefecer e triturar num liquidificador até o molho estar macio. Quando a massa tiver dobrado o volume, amassá-la de novo e dividi-la em oito bolas. Deixá-las levedar por 30 minutos num tabuleiro coberto com um pano e polvilhado com farinha. Quando chegar a hora de fazer as pizas, ir esticando e puxando a massa com as mãos, estendendo as pizas uma a uma, passando-as de uma mão para a outra e deixando que a força da gravidade as estique até terem cerca de 23 cm de diâmetro. Beliscar a massa a toda a volta para criar uma crosta natural e depois dispor por cima uma camada fina de molho de tomate, meia bola de mozarela esfarelada e o parmesão ralado, salpicar com azeite e levar ao forno durante 10 minutos, ou até a piza estar dourada. Enfeitar com folhas de manjericão e servir enquanto faz a próxima.

Disponível no livro “As Receitas que nos fazem felizes”, de Jamie Oliver. Porto Editora. 410 páginas. PVP: 27,50 euros.

Carbonara do restaurante Fiammetta

Receita (4 pessoas)

O restaurante e mercearia de produtos gourmet italianos em Campo de Ourique partilha a receita da sua famosa carbonara – a verdadeira, que nunca leva natas.

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas