Dia dos Namorados: 12 menus especiais para entrega de norte a sul

A experimentar

Pelo país, chefs arregaçaram mangas e criaram menus especiais, de propósito para o Dia dos Namorados, que se assinala domingo. Da cozinha tradicional portuguesa às sugestões nipónicas e aos sabores exóticos, estes são doze exemplos de restaurantes com entrega e takeaway de um almoço ou jantar romântico, do Grande Porto e da Grande Lisboa a Esposende e Aveiro.

Sra. Peliteiro, Esposende

Depois de ter estado encerrado, o restaurante de Paula Peliteiro reabre com um menu especial de São Valentim, disponível para entrega e takeaway tanto dia 13 como 14. Abacate com galinha crocante é a entrada, seguindo-se o prato Trio do Mar (junta gambas, tamboril, salmão fumado, ovo, brócolos, romanesca, cenoura, batata, molho de amendoim e arroz basmati) e a sobremesa, um fondue de ganache de chocolate negro, frutas e brownie de chocolate branco. O valor é de 80 euros, para dois, e inclui uma garrafa de espumante. Além deste menu, o Sra. Peliteiro entrega pratos clássicos da casa como a sua lampreia à Bordalesa. Encomendas pelo telefone 963438384.

(Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)


Euskalduna, Porto

Não há duas, sem três. Para o dia de São Valentim, o restaurante portuense e o chef Vasco Coelho Santos prepararam um cabaz com três refeições, pensado para duas pessoas. O pequeno-almoço inclui sumo natural, kombucha, tamagoyaki (ometele japonesa), brioche com chocolate, queijos, suspiro, frutas e iogurte natural. Já ao almoço, impera o ceviche de carabineiro, perna de peru assada com salada, dumplings, terrina de batata, tártaro, caril frio de fruta e pão de ló de Ovar, enquanto o jantar faz-se de tacos e guacamole. À exceção do pequeno-almoço, as propostas requerem uma finalização em casa. O menu total, que inclui uma garrafa de espumante e outra de rosé, custa 180 euros e deve ser encomendado até dia 10 de fevereiro.

(Foto: Artur Machado/GI)

Taberna Está-se Bem, Porto

Através do Está-se Bem Em Casa, o serviço de entregas e takeaway que a taberna portuense criou, há dois menus para este dia especial de domingo, sempre ligadas à sua raiz tradicional. O primeiro apela aos sabores da terra e do mar, com mini-empadas de legumes, sopa de peixe e marisco e rosbife com batatinha assada no forno e grelos salteados (ou arroz de marisco, para quem não quiser carne no prato principal). Para terminar, queijo Monte da Vinha (considerado um dos melhores do mundo em 2019), servido numa mousse ou vulcão de chocolate e morangos. Os menus, com oferta de uma garrafa de vinho, custam 58 e 69 euros para dois, conforme se escolha peixe ou carne para o prato principal. Encomendas grátis no Porto, Gaia, Maia e Matosinhos.

Romando, Porto

Para o dia de S. Valentim, o Grupo Romando criou três menus, que partem dos 80 euros, disponíveis em todos os seus espaços: restaurante Romando, Romando Sushi Caffe, Romando Prive e Enoteca). O primeiro junta ovos rotos com presunto Pata Negra e um bife Wellington, o segundo é constituído por 50 peças de sushi e o terceiro – 25 Criações Privé – junta sashimi, tempura e sushi. Comum a todos os menus é a sobremesa criada para a ocasião: a Crush Crush Baby, coberta de chocolate e em forma de coração, deve ser “destruída” com o martelo fornecido, antes de se saborear, para descobrir o prémio que está no interior. Podem ser entradas, jantares, garrafas, sobremesas e cocktails a desfrutar nos restaurantes do grupo, quando reabrirem em modo normal. As encomendas fazem-se no site e as entregas fazem-se em Gaia, Porto, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Maia e Matosinhos.

Romando (Fotografia: Artur Machado/GI)

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas