5 vinhos portugueses para descobrir no Dia dos Namorados (por menos de 15€)

A experimentar

As escolhas são de Mário Pereira que faz do vinho a sua carreira e paixão há três décadas — e são para diferentes bolsas e paladares.

Ovinho nunca foi uma simples bebida. É néctar que inspirava histórias de deuses desde tempos antigos. Um bom vinho é sempre uma combinação curiosa entre ciência, experiência, paciência e arte. Além do tal toque de sorte para que o tempo ajude.

Se tinha planos para grandes viagens que estava a guardar para um Dia dos Namorados, já percebeu que são planos que vão ter de esperar para outra altura. A culpa, já o sabemos, é da pandemia. O que não quer dizer que não se possa dar algum toque de sabor ao dia.

À falta de poder desfrutar de um copo de vinho entre amigos, pode sempre juntar um pouco de cor e sabor ao conforto caseiro. Se o puder fazer a dois no Dia dos Namorados, tanto melhor. Afinal de contas, o termo paixão tanto se adequa a esta data como a qualquer conversa sobre vinhos.

Foi de certa maneira o que aconteceu com Mário Pereira, que até começou o seu percurso como engenheiro, mas que há cerca de 30 anos que está ligado ao setor dos vinhos. “Felizmente vim parar a este mundo dos vinhos. Como se costuma dizer, quem vem ter a este mundo, cá fica”, conta à NiT.

O responsável da distribuidora Wine Concept selecionou para a NiT cinco escolhas que conhece bem, de vinhos portugueses, que merecem a descoberta — em especial em casal. A escolha recaiu em vinhos bastante diversos, de monocasta ou diversas castas, brancos, tintos, rosés, mais ou menos encorpados.

São vinhos de diferentes regiões do País, que mostram também a variedade e qualidae que há no País.Há opções que só encontra mesmo online, outras em restaurantes e hotéis ou em garrafeiras mais especializadas. Em todos o caso, são escolhas que trazem consigo também um pouco de história.

Entre as opções, que custam, no máximo, 15 euros, encontramos algumas apostas com mais tradição e renome ou mais jovens e irreverentes. São, acima de tudo, para diferentes paladares. E para diferentes paixões, claro. Carregue na galeria e conheça-os melhor.

Ensaios Soltos Loureiro

Ensaios Soltos Loureiro é uma criação de Márcio Lopes, enólogo jovem que se tem destacado, “com uma irreverência bastante grande” que também se reflete nos seus vinhos, destaca Mário Pereira. “É um jovem ainda mas que tem tido grande impacto no mundo dos vinhos”, com cada vez mais recente. Ensaios Soltos é uma aposta recente “que tem sido um sucesso e vai continuar a sê-lo”. o Ensaios Soltos Loureiro 2019 é um branco de casta Loureiro com um aroma floral, com uma cor esverdeada e toque refrescante. A edição é limitada e só se encontra online.

Preço recomendado: 7,50€.

Continue a ler o artigo em NIT.

Últimas