10 bons vinhos para acompanhar com bons livros

A experimentar

Das muitas valências de um bom vinho, a leitura pode parecer forçada mas na verdade, pelo tempo certo que inspira a cada um, é guia poderoso para viajar no cadeirão ou sofá mais acolhedor de casa. Em modo enroscado, está aqui uma pista tão invulgar quanto viciante, sobretudo quando acontece com uma música de que se gosta, ouvida no silêncio da alma de cada um. O tempo pede esse tempo, demos-lhe o nosso, então. Não tarda está a ler um livro e a apetecer-lhe abrir uma boa garrafa de vinho. Aqui ficam algumas sugestões, todas de supervinhos, a pensar no superleitor que há em si. Boas escolhas!

Desnível Grande Reserva Douro tinto (16%)
João Lopes Pinto
Classificação Evasões: 18,5

Sousão em vinha nova plantada ao alto a 490 metros e Touriga Franca em vinha velha de patamares a 350 metros. Estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho simplesmente genial, da mão de um grande enólogo, conhecedor profundo do Douro. Brilhante para ler Roteiro Sentimental Douro, do grande Manuel Mendes.
Preço: 28 euros

Herdade do Sobroso Grande Reserva Alentejo tinto 2018 (14,5%)
Herdade do Sobroso
Classificação Evasões: 18

Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês. Veludo puro e copiosidade de fruta e especiarias. Excelente para o desafio de ler um romântico alemão como Rainer-Marie Rilke sem pressa, para não perder pitada dos maravilhosos Cadernos de Malte Laurids Brigge, na tradução perfeita deixada por Paulo Quintela.
Preço: 23 euros

Quinta de S. Sebastião Reserva Lisboa tinto 2017 (13,5%)
Quinta S. Sebastião
Classificação Evasões: 17,5

Syrah e Touriga Nacional, vinho evocativo de um certo estilo de outrora, de que todo o enófilo tem saudades. O perfil esse é bem moderno e prazeroso, belíssimo para acompanhar o desafiante Sebastião José, de Agustina Bessa-Luís. Um Marquês de Pombal que exige atenção e um vinho assim, cheio de cambiantes.
Preço: 18 euros

Teixuga Dão tinto 2015 (14%)
Caminhos Cruzados
Classificação Evasões: 18,5

100% Touriga Nacional. Vinhas Velhas. 24 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Tudo no ponto ideal, terroir único, cada gole é uma lição de história e raízes. Excelente ligação com o incrível A Casa e o Mundo, do Nobel Rabindranath Tagore. O recentrar das tradições, o desafiar de convenções estabelecidas e sobretudo a ousadia de ir até onde ninguém tinha ido.
Preço: 55 euros

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas