Cinco receitas fáceis para os jantares desta semana

A experimentar

Com ingredientes simples, sem sujar muita louça ou percorrer muitos passos, se fazem estas cinco receitas, à base de peixe, carne ou apenas vegetais. Para preparar em três tempos e comer de olhos na sua série preferida.

# Arroz de frango e farinheira (de Filipa Gomes, do programa “Prato do Dia”, na 24Kitchen)

Ingredientes (4 pessoas):
2 chávenas de arroz vaporizado; 1 farinheira; 1 chouriço de carne; 3 peitos de frango; 1 cebola

Preparação:
Cozer o frango, o chouriço e a farinheira numa panela com 2 litros de água temperada com sal, por 20-30 minutos. Desfiar a carne, e reservar a farinheira, o chouriço e o caldo. Num tacho, colocar um fio de azeite, juntar uma cebola e refogar, acrescentando um pouco da gordura do caldo. Juntar 2 chávenas de arroz vaporizado, deixar fritar ligeiramente e adicionar 4 chávenas do caldo onde cozeram as carnes. A seguir acrescentar a farinheira esfarelada. Mexer bem e deixar cozinhar em lume brando durante 15 – 20 minutos. Entretanto cortar uma parte do chouriço em cubinhos, outra em rodelas. Com o arroz pronto, ligar o forno nos 200º em modo grill. Fazer uma cama de arroz num tabuleiro, polvilhar com o frango desfiado e com o chouriço cortado em cubinhos. Colocar mais arroz e terminar com umas rodelas de chouriço. Levar tudo ao forno até ganhar uma corzinha.

Arroz de frango e farinheira, de Filipa (Fotografia: DR)

 

# Hambúrguer de peixe (de Iara Rodrigues, do programa “Naturalmente”, na 24Kitchen)

Ingredientes (4 pessoas):
4 lombos de pescada; 4 colheres de sopa de farinha de aveia; sumo de ½ limão; 1 colher de sopa de mostarda Dijon; 4 pães de hambúrguer; Sal q.b.; pimenta q.b.; cebolinho q.b.; salsa q.b.; azeite q.b.; alface q.b.; omate q.b.

Preparação:
Num processador, colocar os lombos de pescada, a farinha de aveia, a salsa, o cebolinho, a mostarda Dijon e o sumo de meio limão. Temperar com sal e pimenta e triturar até formar uma pasta. Aquecer uma chapa para grelhar e untá-la com azeite. Moldar os hambúrgueres com as mãos e grelhar 3 minutos de cada lado. Servir os hambúrgueres em pãezinhos com alface e tomate.

Hambúrguer de peixe, de Iara Rodrigues (Fotografia: DR)

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas