3 receitas fáceis para o fim de semana

A experimentar

Macarrão com queijo e legumes, pizza feita na frigideira e salmão no forno. Três receitas fáceis para experimentar neste fim de semana

1. Macarrão com queijo e legumes, alho-francês, brócolos e espinafres, cobertura de amêndoa tostada, por Jamie Oliver

 

Receita retirada do livro VEG, editado pela Porto Editora

Ingredientes (6 pessoas)

1 alho‑francês grande

3 dentes de alho

400 g de brócolos‑de‑rama ou brócolos de talo tenro

40 g de manteiga sem sal, ramo de tomilho fresco (15 g)

2 c. de sopa de farinha

1 l de leite meio‑gordo

450 g de macarrão

30 g de queijo parmesão

150 g de queijo cheddar curado

100 g de espinafres baby

50 g de amêndoas laminadas

Preparação

Pré‑aqueça o forno a 180 °C. Arranje o aipo, corte‑o ao meio, lave‑o e lamine‑o finamente com os dentes de alho descascados e os talos dos brócolos, reservando os ramos para mais tarde. Coloque os legumes laminados numa caçarola grande, em lume medio, com a manteiga, adicione as folhas de tomilho e deixe refogar durante 15 minutos, ou até estar macio, mexendo com frequência.

Incorpore a farinha, vá misturando o leite gradualmente e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos, ou até ter engrossado, mexendo com frequência.

Entretanto, coza o macarrão num tacho grande com água a ferver, temperada com sal, durante 15 minutos, e depois escorra‑o.

Rale o queijo parmesão e a maior parte do queijo cheddar e adicione‑os ao molho, envolvendo bem. Deite este molho num liquidificador, adicione os espinafres e triture até obter uma pasta.

Retifique os temperos com sal marinho e pimenta‑preta, envolva esta pasta com o macarrão e os ramos de brócolos, deslassando com um pouco de leite, se necessário. Transfira para uma assadeira de 25 cm x 35 cm e polvilhe com o restante queijo cheddar ralado e com as amêndoas laminadas. Leve ao forno durante 30 minutos ou até estar bem dourado e a borbulhar.

2. Pizza na frigideira, por Filipa Gomes

Receita retirada do livro Cozinha com Twist, editado pela Casa das Letras

 

Continue a ler o artigo em Visão.

Últimas