Sabe o que é a água alcalina? Descubra os benefícios que pode ter para a sua saúde

A experimentar

É livre de químicos, metais pesados e bactérias nocivas para o organismo, ao mesmo tempo que repõe alguns dos minerais que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Saiba como.

Existem dois tipos de pessoas neste mundo: aquelas que só bebem água da torneira porque não estão para se preocupar, mesmo que não saibam exatamente o que é que podem estar a ingerir, e aquelas que se recusam a beber toda e qualquer água que venha diretamente de um cano e não tenha qualquer tipo de tratamento. Estas últimas, são aquelas que provavelmente já ouviram falar de água alcalina, e até já a consomem regularmente. Já as outras, até podem saber que ela existe, mas provavelmente desconhecem o que pode fazer pela sua saúde. 

Muito resumidamente, e tal como explica o Dr. Figueiro Luz, médico de Medicina Geral e Familiar na Clínica Cligenus, em Portimão, “água alcalina é toda a que tem um pH elevado, acima de 7”, explica o especialista. “A água é tanto mais alcalina quanto maior for o pH.”

Confuso? Vamos por partes. A sigla pH, que significa “potência de hidrogénio”, é a escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Se fizer um exercício mental e lembrar-se daquelas aulas de Fisico-Química do básico, provavelmente sabe do que estamos a falar, mas nunca é demais relembrar que a escala vai dos 0 aos 14. Todos os valores até 7 representam um pH ácido, o 7 um valor neutro e, acima disso, já estamos perante uma substância alcalina. Quer isto dizer que, e segundo as palavras do especialista, toda e qualquer água que tenha um pH acima deste valor é considerada alcalina. 

Continue a ler o artigo em MAGG.

Últimas