O Casal Sta. Maria situa-se na histórica região de Colares, na encosta da Serra de Sintra, a 2 km do Cabo da Roca − o ponto mais Ocidental da Europa continental. A produção de vinho na propriedade foi interrompida no princípio do séc. XX. Cem anos passados, foi iniciada a produção de vinha, a adega foi modernizada e ali são produzidos vinhos tintos e brancos de reconhecimento nacional e internacional.

Para a plantação da vinhas foram consultados especialistas / viticultores  portugueses e franceses, que estudaram os solos da quinta e o clima da região de forma a definir as variedades mais aptas para a produção de vinhos de qualidade. Sob os solos franco-argilosos, com grandes afloramentos de granito, ricos em matéria orgânica, resultado da Coudelaria de Cavalos Árabes aqui existente nos anos 70 e 80, as vinhas encontraram grande conforto e adaptaram-se ao clima oceânico que por vezes castiga a vinha com fortes ventos norte.

As variedades portuguesas escolhidas foram a Malvasia de Colares, Arinto e Alvarinho. Nas internacionais, a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Petit Manseng. No caso dos vinhos tintos foram plantadas a portuguesa Touriga Nacional, e as francesas Merlot e Pinot Noir, revelando este último uma espetacular adaptação a Colares.

O Casal de Santa Maria recebe ainda visitantes na sua quinta, que podem visitar a propriedade e fazer provas de vinho. Conheça melhor a propriedade, aqui: https://casalstamaria.pt/

O artigo foi publicado originalmente em Enoturismo de Portugal.