Os clubes de vinho
Uma boa forma de desenvolver o interesse pelo vinho e ir conhecendo coisas novas, especialmente selecionadas, é fazer parte de um clube de vinho. Um dos mais recentes, nascido no final do ano passado, é o Unique Wines, simultaneamente garrafeira online e clube para apreciadores de descobertas vínicas. Quem se inscrever tem acesso aos packs mensais “Sugestões Mina&Torres”, à inscrição em dois eventos anuais (Porto e Lisboa) e ao evento online mensal “Conversas vínicas com Mina & Convidados”. Além de usufruir de vários descontos e produtos exclusivos.
A exclusividade é também uma das características do Clube 1990, limitado a 1990 sócios, que têm acesso a vinhos premium, raros e que ainda não chegaram ao mercado, assim como a edições limitadas e descontos na loja online. No site do clube encontra-se a secção Wine Academy onde são partilhados vídeos com dicas e explicações relacionadas com o vinho e a vinha, e propostas de harmonização. Outro exemplo é o Clube do Vinho, que existe desde 1984 e diz-se o mais antigo clube de vinhos do país. Ao aderir, todos os meses é enviado para casa um vinho diferente de entre uma seleção cuidada de rótulos nacionais.

O Clube 1990 dá acesso a vinhos premium, raros e que ainda não chegaram ao mercado.
Unique Wines. Web: www.uniquewines.pt. Inscrição gratuita
Clube 19 90. Web: www.1990.wine/clube. Preço: Anualidade a partir de 99 euros
Clube do Vinho. Web: www.clubedovinho.pt. Inscrição gratuita
Workshops e provas nas redes sociais
Das características que definem as castas, às várias etapas da vindima, passando pela arte de decantar, os diferentes tipos de solo e a escolha do copo certo para determinado tipo de vinho. Estas e outras questões são respondidas no Provas em Casa, o projeto do Instagram que a centenária Quinta da Aveleda criou no ano passado, consequência natural da pandemia. Em workshops gratuitos, vídeos em direto e testemunhos de especialistas, a ideia é descomplicar o panorama vínico, usando uma linguagem simples.

A Quinta do Gradil tem provas online com o seu enólogo.
O mesmo faz a Quinta do Gradil, que partilha o seu espaço, história e processo de produção vínica a partir do Cadaval, para qualquer lado. As suas provas online têm presença do enólogo da casa e dão direito a três garrafas de vinho e um pote de mel.
Quinta da Aveleda. Web: www.instagram.com/provas_em_casa. Preço: workshops gratuitos
Quinta do Gradil. Web: www.quintadogradil.wine. Preço: prova vínica online a 60 euros.
Continue a ler o artigo em Evasões.