Duas receitas de chef para celebrar o Dia Mundial do Queijo

A experimentar

Os chefs Ana Moura e Pedro Oliveira propõem duas receitas com os queijos dos Açores São Miguel 9 meses de cura e São Jorge DOP 7 meses de cura, para fazer no Dia Mundial do Queijo, que se assinala dia 20 de janeiro.

Chef Ana Moura

Bacalhau gratinado com tortilha e couve com queijo São Miguel 9 meses ralado e São Jorge DOP 7 meses

INGREDIENTES

Bacalhau gratinado
4 lombos de bacalhau sem espinhas; 35g de manteiga; 40g de farinha; 500ml de leite meio-gordo; 2 ovos; 40g de queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado; meia colher de sopa de pimentão; 20g de farinha de trigo e 20g de farinha de grão; sal e pimenta.

Tortilha de batata e couve
6 batatas médias; 1/4 de couve lombarda; sal e pimenta.

Salada de tomate
Tomate; azeite; sal grosso, coentros, raspas de Queijo São Jorge DOP 7 meses.

PREPARAÇÃO

Bacalhau gratinado
Misturar a farinha de trigo com a farinha de grão. Passar o bacalhau nessa farinha sacudindo o excesso (menos a parte da pele) e marcar em azeite por todos os lados começando pela parte da pele. Colocar o bacalhau num ramequim com a pele para baixo. Depois, colocar ao lume as 35g de manteiga, e quando estiver derretida colocar o pimentão, deixar cozinhar um pouco e juntar a farinha. Deixar cozinhar 2-3 minutos e juntar o leite meio-gordo quente, mexer bem e deixar cozinhar mais 10 minutos. Deixar arrefecer 5 minutos. Juntar 2 gemas de ovo, o queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado e provar de sal e pimenta. Juntar 2 claras em castelo, cobrir o bacalhau e levar ao forno a 180º durante 15 minutos.

Tortilha de batata e couve
Colocar as batatas descascadas e cortadas em pedaços pequenos a cozer em água, apenas a cobrir. Ao mesmo tempo, cozinhar a couve em água a ferver durante 2 minutos, escorrer e cozinhar a couve em manteiga. Quando toda a água das batatas evaporar, mexer com uma espátula, juntar a couve e mexer. Deixar agarrar um pouco ao fundo da frigideira para ganhar mais sabor. Provar de sal e pimenta, se necessário juntar mais manteiga. Deixar por fim dourar de um dos lados, e com a ajuda de um prato dar a volta e deixar dourar do outro lado.

Salada de tomate
Cortar o tomate e temperar com sal grosso, azeite e coentros cortados em juliana. Misturar e terminar com raspas de Queijo São Jorge DOP 7 meses (podem ser feitas com ajuda de um pelador).

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas