Sabe quais são os alimentos campeões da vitamina C? Nesta tabela a laranja está em 7.º lugar

A experimentar

É importante no bom funcionamento do sistema imunológico, ajuda na cicatrização dos tecidos, melhora a absorção de ferro. A vitamina C é, no inverno, a campeã nos sumos naturais à boleia da laranja. Contudo, na tabela dos pesos-pesados deste nutriente, há outros vencedores.

Antes de olharmos para a lista dos alimentos campeões na vitamina C, há que apontar no caderno das boas práticas da dieta diária o seguinte: as necessidades diárias desta vitamina, para um adulto, oscilam entre os 60 a 75 mg, subindo um pouco no caso dos fumadores.

Acresce que, sendo um dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário, não é o único, devendo inserir-se no contexto de uma dieta rica e diversificada, como  aqui vimos.

Embora na lista que aqui apresentamos nos surjam, por exemplo, a couve-de-bruxelas, com destaque, há que reter que processos de oxidação e de cozedura destes vegetais, levam à perda de cerca de 50% do valor de vitamina C.

O pimento, em segundo lugar nesta tabela, podendo ser ingerido a cru, traz um valor acrescido no que toca ao aporte de vitamina C.

Continue a ler o artigo em Sapo Lifestyle.

Últimas