Rota dos Vinhos do Alentejo

A experimentar

A Rota dos Vinhos do Alentejo surgiu em 1991, apenas dois anos depois da criação da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o que mostra uma visão aberta para a promoção da região, dos seus vinhos e dos seus produtores. Francisco Mateus, presidente da Comissão há cinco anos, não tem dúvidas que os seus antecessores fizeram a escolha certa ao apostar no enoturismo desde a primeira hora. A Rota dos Vinhos do Alentejo é uma área da CVRA, tal como o departamento de marketing, este último com ações dentro e fora do país. São áreas que se complementam, ambas viradas para o consumidor. E se o turista que se interessa pela cultura do vinho é cada vez mais exigente, a oferta tem de acompanhar essa exigência.

Por isso, a Rota dos Vinhos do Alentejo tem um novo espaço, no centro de Évora, onde quem apenas fica na cidade consegue ter uma panorâmica geral da região e dos seus vinhos, com informação e provas, enquanto os que querem peregrinar têm o ponto de partida ideal. Aqui podem também ser realizadas ações de marketing da CVRA, enquanto o espaço em si mesmo é um ativo para mostrar no estrangeiro. A Sala da Rota dos Vinhos do Alentejo é mais que uma sala de provas. Pretende ser uma janela para a região. E tem tudo para o conseguir. Mas tal como todos nós, foi surpreendida pela pandemia da Covid-19. Abriu no início de março para fechar no dia 20 do mesmo mês. Reabriu a 1 de junho e a Rota dos Vinhos do Alentejo tem agora este novo espaço de portas abertas de forma consistente.

A localização não podia ser melhor, em frente à Sé e a dois passos dos principais pontos de interesse do riquíssimo centro histórico de Évora, declarado pela Unesco património mundial em 1986. No interior, há luz e modernidade. A cor branca lembra-nos a arquitetura vernácula alentejana, também a simplicidade e o despojamento.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas