Lusosem e Egocultum firmam parceria para desenvolver produção nacional de grão-de-bico

A experimentar

Entre a Lusosem e a Egocultum foi estabelecido um protocolo de parceria para comercialização, distribuição e desenvolvimento da nova variedade portuguesa de grão-de-bico ‘Casal Vouga’.

Esta cultivar, registada no Catálogo Nacional de Variedades em 2020 pela Egocultum, está perfeitamente adaptada às nossas condições edafoclimáticas, é uma excelente opção para uso em rotações de culturas e uma alternativa ecológica para a fixação do azoto atmosférico.

Com este acordo as duas empresas procuram dinamizar e valorizar culturas e diferentes opções culturais no mercado Português, além de promoverem e dinamizarem a investigação e melhoramento de origem nacional. Com efeito, o acordo agora comunicado, tem também como base a colaboração entre as duas empresas para o desenvolvimento e introdução no mercado nacional de outras espécies e variedades, ao longo dos próximos anos.

O ‘Casal Vouga’ resulta de uma seleção natural entre as sementes mais resistentes e produtivas utilizadas pela família Azóia na produção de grão-de-bico desde a década de 80. Em 2019, a Egocultum e o ‘Casal Vouga’ ganharam o Prémio Intermarché Produção Nacional.

Continue a ler este artigo em Agrotec.

Últimas