A história do Astória no Palácio das Cardosas parece ter chegado ao fim (outra vez). O nome Astória tem uma história na restauração do Porto que remonta a 1932. Desaparecido por anos, voltaria, já no século XXI, como luxuoso restaurante à Baixa da cidade com o Hotel Intercontinental.
Depois de encerramentos como o do Majestic e Guarany (com esperança de regresso) ou da Vida Portuguesa no Porto, um novo adeus: “O capítulo do Astória termina. Um novo livro se inicia”. É assim que o InterContinental Porto resume o final anunciado do restaurante Astória. O espaço fecha portas a 10 de Janeiro e, no hotel, o seu serviço passa a ser assegurado exclusivamente pelo Bar das Cardosas. Mas o hotel deixa ainda a história em aberto, com “a promessa de que o futuro está a chegar”.
Após o encerramento temporário do hotel em 2020, por causa da pandemia, o Astória, pelo chef Paulo Leite, tinha sido reapresentado no Verão, renovado não só em decoração e conceito, mas, surpresa, em novo local do palácio.
Agora, chega a confirmação oficial do “encerramento definitivo”. O InterContinental não adianta mais razões para a decisão, neste período de sobrevivência difícil para a restauração em geral, focando-se antes no que “virá” depois. “Este fecho será o início de algo novo e muito entusiasmante”, diz Carlos Teixeira, director de restauração do hotel.
Continue a ler o artigo em Público.