Quinta dos Vales torna wine-lovers em wine-makers

A experimentar

A adega algarvia Quinta dos Vales criou The Winemaker Experience, um projeto único que tem por objetivo transformar wine-lovers em wine-makers, com a ajuda de uma equipa dedicada de viticultores e vinicultores profissionais. Atualmente o único projeto do seu género em Portugal, este oferece uma oportunidade exclusiva para aspirantes a enólogos, que agora têm a possibilidade de possuir uma vinha e fazer o seu próprio vinho, de forma prática, sem ter de investir milhões ou ter de voltar à universidade para estudar enologia durante anos.

Situada nas colinas onduladas de Lagoa, a Quinta dos Vales tem atualmente vinte parcelas de vinhas disponíveis – com uvas tintas a brancas, de castas portuguesas, como Touriga Nacional e Alvarinho, assim como variedades francesas, como Syrah e Cabernet Sauvignon -, que podem ser alugadas ou compradas.

Criado em 2017, após 3 anos de estudo e aperfeiçoamento, The Winemaker Experience está finalmente pronto para ser lançado. Karl Heinz Stock, proprietário da Quinta dos Vales, foi intransigente: o projeto não seria comercializado enquanto a sua mecânica não fosse otimizada. A sua equipa precisava de aprender os meandros da microprodução, bem como encontrar a melhor forma de orientar e educar os participantes, sem os sobrecarregar com informação. Após três colheitas bem-sucedidas, acompanhando um grupo de vinicultores aprendizes internacionais, a equipa está confiante de que o projeto está realmente pronto para arrancar.

O grau de envolvimento de cada novo wine-maker no processo, desde o início da produção na vinha, até à adega, é uma escolha sua. Podem arregaçar as mangas e participar em cada etapa, ou partilhar as suas preferências com a equipa da adega e deixá-los fazer o trabalho. O resultado é uma barrica anual de vinho seu, ou seja, 288 garrafas, com o rótulo personalizado, para partilhar com a família e amigos ou colegas de trabalho.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas